LOGO ANANDA 20200218.jpg
FPS BANNER SITE.jpg
Feliz Pra Sempre #012 – Se todo mundo precisa de ajuda, por que é tão difícil pedir?

Pessoas não gostam de pessoas. Parece dura demais essa frase, né? Mas o fato é que, à medida que crescemos, nos tornamos mais desconfiados em relação aos nossos coleguinhas de espécie. E isso se evidencia mais ainda quando precisamos de ajuda e recorremos ao Google, a Deus, livros, búzios, cartas, todo tipo de entidade sobrenatural – mas pensamos 1,000 vezes antes de pedir socorro a outro ser humano? Por que será?

 

Essa semana eu me vi diante desta questão, como poucas vezes antes na vida. Torci meu pé atravessando a rua e saí do hospital paramentada com uma bela botinha no estilo “Robocop”, além de um par de muletas, já que o médico me pediu repouso e eu disse que desconheço o significado dessa palavra rsrs! Enfim. Pedir ajuda deixou de ser algo esporádico e virou necessidade rotineira.

 

Só assim a gente percebe como tem dificuldade de pedir – e até mesmo de aceitar – a ajuda de outras pessoas. E quando o nosso problema é visível, como a minha botinha fashion, muitos se aproximam e oferecem mesmo, a todo momento. Mas a gente só agradece, recusa sem pensar duas vezes, quando na verdade está precisando muito daquela cadeira pra sentar, daquela mãozinha pra descer do ônibus, de alguém que segure a muleta enquanto você pega alguma coisa na bolsa. Isso é muito doido, gente!

 

Depois de alguns dias agindo assim, no automático, comecei a virar esse jogo dentro de mim. Agora eu peço que alguém segure a muleta, peço cadeira, chamego, café e cafuné – além de aceitar todas as outras ajudas que me chegam espontaneamente. E com isso, além de alguns calos na mão e duas semanas de pé roxo, ganhei um monte de amigos novos, estreitei laços com pessoas que eu conhecia só de “oi”, me senti amada e distribuí amor de graça por toda parte! Acima de tudo, percebi que não é vergonha ou abuso aceitar algo que você mesmo gostaria de oferecer aos outros. Todos nós gostamos de ajudar, mas não gostamos de ser ajudados!

 

Vamos pensar nisso da próxima vez que precisarmos resolver qualquer coisa que nos pareça grande demais pra encarar sozinhos? Em vez de correr com o dedinho nervoso pro Google ou ficar remoendo as tripas em busca de respostas internas, apenas peça socorro a um dos milhares de coleguinhas de espécie que estão ao seu redor, prontos pra te ajudar!

 

Links deste episódio:

 

Para ilustrar a reflexão deste episódio eu pedi socorro ao site da Carol Avoni e artigos que encontrei no site 

A Mente Maravilhosa

 

Agradeço muitão ao meu ajudante-filhote Tiago, que emprestou sua voz pra introdução do podcast! Pra ouvir ele falando mais e ainda aprender dicas dos seus games preferidos, você pode dar um pulinho no Canal Titi Constrói.