LOGO ANANDA 20200218.jpg
FPS BANNER SITE.jpg
Feliz Pra Sempre #019 – O infinito 1% - ou os primeiros 5km – uma lição que aprendi na corrida e trouxe pra toda a vida

Quando a gente começa a correr, parece simplesmente impossível completar o primeiro km. A gente olha o povo na ciclovia, seguindo do Leme ao Pontal sem que isso pareça complicado, e fica pensando: como é que eles conseguem?

 

Sabe qual o segredo de correr 10 ou até 20 km? Pois é. Eu descobri com o tempo. O grande macete é começar com 5 minutos de corrida. Depois você aumenta pra 10, 15, 20. Quando menos esperar, você já estará correndo 2km. Mas ainda é difícil se imaginar correndo os tão sonhados 10km. Aí entra um segundo macete: não desistir. O corpo implora pra parar, sua mente baixa um decreto irrefutável de que corrida não é pra você, seu joelho é ruim, o tênis não é apropriado, é melhor você fazer outras coisas antes de tentar correr, esperar até ter o top perfeito, o tênis fodão... Mas você ignora tudo isso e continua aumentando aos pouquinhos a sua distância. O resultado disso é que você chega aos 5km. E aí seu corpo e sua alma não apenas se adaptam, mas praticamente imploram pela corrida sagrada, que faz seus dias ficarem infinitamente melhores.

 

Ok. Mas é só a metade do caminho, né? Sim! Mas agora você já passou a parte mais difícil. Quem corre 5km só precisa ir perseverando tranquilamente até chegar aos 10, 15, 20. O maior desafio é passar de 0 a 5km. Convencer a si mesmo de que você pode, persistir a cada dia, acreditando e aprendendo, sem pensar naquele seu vizinho que sai diariamente às 4h e dá 3 voltas na Lagoa Rodrigo de Freitas antes do café da manhã. Ele pode ser até uma inspiração pra você, mas não se desmotive pensando que nunca vai chegar onde ele chegou.

 

Afinal, pode ser que você não chegue mesmo! Vai que você morre amanhã? Ou que o seu vizinho vence a São Silvestre e decide parar de correr e começar a saltar de paraquedas? Enfim, doideiras a parte, o futuro pertence ao futuro – mas a decisão de sair da inércia e vencer seus primeiros 5km pertence a você, assim como pertenceu ao seu vizinho um dia.

 

Outra maneira de ver essa lição é através da analogia do infinito 1%, que eu aprendi com a podcaster e Master Coach Kara Lowentheil. Quando iniciamos um projeto, em qualquer área da nossa vida, sempre almejamos o 100% - e isso é lindo! Por que não sonhar grande? Só que ficamos tão focados nisso, que a jornada começa a parecer absolutamente impossível. Você começa a olhar as outras pessoas que chegaram lá e fica se perguntando o que elas têm que você não tem. Aí sua mente já distribui os rótulos e retira de você toda a responsabilidade pelo seu próprio insucesso – porque a sua mente é sua protetora e não quer que você sofra essa desilusão. É muito mais fácil pensar que a Anitta chegou lá porque rebolou a bunda, que o fulaninho conseguiu o cargo porque era filho do dono da firma, que a sua prima emagreceu porque a genética dela ajudou, etc, etc.

 

Mas o fato é que para todos nós existe o primeiro passo – o 1% que antecede os outros 99. E neste momento, quando decidiram se colocar em ação para alcançar seus objetivos, a Anitta não contou com o rebolado, o fulaninho não contou com o pai, nem sua prima sabia que tinha essa genética bacana. Tudo o que eles tinham era vontade e coragem para vencer esse primeiro 1% - os outros 99 foram só uma questão de perseverança, diante de uma porção de fatores externos que podem ter ajudado ou atrapalhado a caminhada, mas não foram suficientes para frear aqueles que já estavam, decididamente, em movimento.