LOGO ANANDA 20200218.jpg
FPS BANNER SITE.jpg
Feliz Pra Sempre #020 – O urgente e o importante

O mundo anda muito ocupado. Já parou pra pensar nisso? Será que a gente tem mesmo que fazer todas as coisas que estabelecemos como necessidade? Esse nem é o assunto do post, na verdade rs! Mas é um dos motivos que nos leva muitas vezes a adiar o que realmente importa.

 

Se pudéssemos parar um pouquinho e escolher o que fazer – e isso vai da comida que ingerimos ao nosso caminho profissional – certamente nossas escolhas refletiriam mais o que o nosso coração precisa. As nossas verdadeiras necessidades da alma vão ficando em segundo plano, pois a vida nos atropela com suas supostas urgências e assim vamos nos esquecendo de simplesmente SER.

 

Então, em vez de ficar roendo as unhas com a constatação de que você é um procrastinador incorrigível, por que não começar agora a organizar seus afazeres de forma a priorizar o que realmente importa, independente da urgência? Afinal de contas, que sentido faz viver focado nos prazos, na eficiência, se nem sabemos o tempo que vamos ficar por aqui? Não é pra ser fatalista, gente, mas a verdade é que estamos deixando de viver em profundidade pra acumular “checks” nas nossas listas de compromissos. Compromissos com quem mesmo?

 

Claro que algumas coisas na vida exigem uma ação imediata. Precisamos estar atentos às urgências que importam, sem, no entanto, perder de vista aquilo que importa, mas não tem pressa. É justamente por não terem um prazo definido pra acontecer, que os nossos maiores sonhos vão sendo empurrados pro final da fila, pro tempo que sobra, pra quando a gente terminar de fazer as outras coisas. Mas... E se o tempo já estiver chegando ao fim? Como é que faz?

 

Tudo isso começou a parecer muito assustador pra mim – e assim como tudo que assusta, acabou me paralisando várias vezes. Então agora comecei a procurar formas simples de pensar minha vida, meu tempo, minhas prioridades, sem sofrer com a culpa por deixar de lado o que não é tão importante. Não consigo ainda ser essa especialista em gestão do tempo – não consigo nem planejar minha semana de trabalho, gente! – mas estou adotando alguns critérios pra deixar meu emaranhado de sonhos, projetos e tarefas um pouco mais claro e confortável pra mim.

 

Essa matriz é uma das técnicas que estou experimentando agora e queria muito dividir com vocês. Depois me contem se está funcionando! Assim que eu conseguir organizar a minha, vou contando procês! Fim de ano é uma boa época pra fazer isso, hein? Fica a dica rsrs!

Também queria compartilhar com vocês o vídeo Arte Não É Brincadeira. A história desse vídeo é muito especial e eu contei tudo lá no episódio do podcast. É um convite pra que a gente deixe a arte fazer parte das nossas vidas, não somente nos momentos de diversão e passatempo, mas como forma de enxergar e experimentar o mundo em dimensões maiores – e muito necessárias para o nosso crescimento pessoal! É o nosso conselho emprestado dessa semana! Espero que vocês gostem!

 

Eisenhower.png

Esta é uma das muitas versões da matriz que eu mencionei no podcast. Mesmo sendo em inglês, achei interessante pelos comandos que ela sugere pra cada situação. Se for urgente e importente, faça agora. Se for importante, mas não urgente, determine um prazo - isso nos ajuda a priorizar, em vez de ficar adiando o que não tem urgência. O que for urgente, mas não importante, trate de delegar! E por último, se não for urgente nem importante, simplesmente evite. Deixe praquele momento em que você estiver realmente tranquilo e consciente de ter feito o que precisava fazer!